contato: lilian_lifestyle@yahoo.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

HOJE O DIA DO ELIAS FOI DE MUITA SONOLÊNCIA

Bom, nessa segunda, o Elias estava bastante prostrado. Dormiu praticamente o dia todo.
Tem dias que ele fica assim, dorme todo o tempo e interage bem menos do que de costume, que também já é pouco, mas tenta...
Essa sonolência não faz bem a ele, porque perde muitos estímulos que poderiam ser eficazes.
Já que hoje ele não se alimentou, nem um pouco via oral, teve que receber a dieta enteral. E nem sequer água na boca ele pode tomar, além do quadro de sonolência.
E um fato que eu gostaria de compartilhar com vocês, pois é muito angustiante ver ele com sede, às vezes, com a boca seca, e só poder molhar sua boca com cautela... isso é muito triste para nós familiares. Pensa bem, nem uma água, nada líquido ele pode tomar, tudo é dado pela sonda gástrica. Na boca, apenas um leve algodão molhado.
Hoje, por exemplo, ele recebeu dieta enteral (pela sonda gástrica) o dia todo, e dormiu. Tem dias que toma um pouco de iogurte, por via oral, com dificuldade. Somente podem ser testados alimentos pastosos, mesmo assim, não todos os dias.
Diante das dificuldades dele, ficamos tão felizes quando acontece de conseguir colocar uma colher que seja, na boca. É uma alegria sem tamanho, uma pequena melhora, que quando acontece, ganhamos o dia, o mês todo de alegria! 
Mas, hoje ele mal conseguia abrir os olhos. E, o interessante é que não é efeito de medicamentos, já que há dias que ele está bem acordado. Acredito que é o cérebro mesmo, porque há dias que ele não está bem, oscila muito como já relatei, e hoje foi um desses dias,   e quando está sonolento assim, fica até complicado na hora do banho.   
Mas vamos na luta e na fé, que, se Deus quiser, amanhã ele estará mais acordado. E sendo assim, a gente conversa com ele, mesmo que não faça nada e fique só olhando, eu sinto e tenho uma convicção no coração, que ele sabe, algumas vezes, do que está acontecendo. Oscila, mas sabe. Na verdade, é uma angústia tremenda não saber o que se passa na cabecinha dele, o que sente... Mas, eu acredito que um dia saberemos, acredito muito no tratamento na Argentina. Na verdade, acordo todos os dias rezando e pedindo a Deus para  podermos levar o Elias o quanto antes para lá, ter o sorriso do meu irmão de volta, e ouvir nem que sejam em palavras ou letras soltas o som da sua voz, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário