contato: lilian_lifestyle@yahoo.com.br

domingo, 8 de novembro de 2015

Anvisa restringe importação de canabidiol a casos de epilepsia

Medicamento Canabidiol tem substâncias derivadas da maconha (Foto: Reprodução/Globo)
Canabidiol depende de autorização da Anvisa para ser importado 
(Foto: Reprodução/Globo)-03/09/2015


Agência passou a seguir a resolução do Conselho Federal de Medicina.
Em agosto, houve diminuição no número de pedidos aprovado.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a autorização da importação de canabidiol a casos de epilepsia que não respondem bem às terapias convencionais. A mudança de postura levou a uma diminuição do número de autorizações de importação desse tipo de medicamento no mês de agosto.
Até agosto, 86,3% dos pedidos de importaçãode canabidiol encaminhados à Anvisa foram aprovados (894 de 1.036). Já entre 14 e 31 de agosto, somente 30,6% dos pedidos receberam autorização (34 de 49).
Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, como não existe um consenso sobre a segurança e eficácia do medicamento, a agência passou a ter como critério para avaliação dos pedidos a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada em 2014 que autoriza o uso de canabidiol "para tratamento de epilepsias na infância e adolescência refratárias às terapias convencionais".
A agência esclarece que, apesar de a resolução do CFM falar em crianças e adolescentes, a autorização não está restrita a pacientes dessa idade.
De acordo com uma estimativa feita pela Anvisa, o número total de pacientes no Brasil que se enquadraria nas indicações propostas pelo CFM não deve ultrapassar mil pessoas, por isso espera-se que o número de novas autorizações de importação estacione.
Em janeiro, a Anvisa retirou o canabidiol da lista de substâncias de uso proibido no Brasil. Com a decisão, tornou-se possível importar o medicamento, porém a importação sempre esteve sujeita à análise e aprovação da agência.
Em abril, a Anvisa lançou uma nova norma que simplificou a importação desses produtos: cinco marcas de canabidiol passaram  a ser isentas da análise da área técnica da agência, de modo que os pedidos apresentados poderiam seguir direto para a área que concede autorização de importação.

MEDICAMENTO CANABIDIOL


Canabidiol é um medicamento feito a partir da planta da maconha, Cannabis Sativa, que atua no sistema nervoso central, mas que não causa vício, dependência ou psicose, sendo por isso usado no tratamento de algumas doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

Indicações de Canabidiol:

Canabidiol é um medicamento usado para tratar doenças como epilepsia, esquizofrenia, mal de Parkinson ou autismo, ou com problemas como dor neuropática, ansiedade, insônia ou crises convulsivas.

Onde comprar Canabidiol:

Os remédios feitos à base de Canabidiol, não podem ser comprados nas farmacias convencionais, sendo necessário fazer um pedido especial à Anvisa para poder adquirir o medicamento. Assim, Canabidiol apenas pode ser pedido quando o médico considera que este é necessário no tratamento de alguma doença específica.

Como tomar Canabidiol:

Deve-se tomar Canabidiol segundo a orientação médica, pois as doses recomendadas e a duração do tratamento dependem da doença a tratar e da resposta do paciente ao tratamento.

Amigos (as), segue acima mais informações sobre o canabidiol, no próximo post colocarei uma reportagem recente referente algumas modificações da anvisa.

Um beijo grande!!

Lilian

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atualização do Blog